terça-feira, 29 de junho de 2010

As três cores da bandeira de Alagoas!

A bandeira de Alagoas possui três cores... Vermelho Branco e Azul(da esquerda para a direita)!
Numa alusão ao Iluminismo,corrente filosófica Francesa que influenciou nosso estado em sua formação...
Eu costumo dizer que Minas é a Terra do Pão de Queijo,Bahia é terra do acarajé,Pernambuco terra do frevo,Rio Grande do Sul é a terra do chimarrão,Goias terra do Pequi,o Pará terra do açaí...E Alagoas é a terra da política,com toda certeza absoluta!
Terra de Deodoro da Fonseca,o proclamador da República...Floriano Peixoto,primeiro presidente pós revolução e terra adotiva da familia de Collor,o primeiro presidente eleito por voto popular!
Hoje teremos três candidatos ao Governo, contrariando quando nas últimas eleições apenas Bipolarizava-se o intento ao Palácio Marechal Floriano Peixoto,agora já mudamos para o Palácio República dos Palmares!
A última vez que houve uma eleição com três lados,onde houve disputa acirrada ao Governo foi em 1960,há 50 anos atrás...
Naquele momento existiam 3 candidatos, o vitorioso era o Major Luiz Cavalcante. Aquela ocasião ele foi o segundo mais votado em Maceió e segundo novamente no interior do estado...Mas no fim,venceu a eleição! E tinha o slogan "na política de Alagoas todo mundo é bom,mas o melhor é o Major!"
Enfim, meio século depois postulam ao Governo de Alagoas três nomes, todos já foram governadores,militam na política há pelo menos 3 decadas,já se uniram e hoje estão:
- Teotônio Vilela Filho, o atual governador !
- Ronaldo Lessa, antecessor de Vilela que foi junto à Suruagy o único Governador por mais de um mandato;
- Fernando Collor, o ex-Presidente;
Enfim, haverá este ano a supervaorização do povo Alagoano.. Estimo eu que meio bilhão de reais será injetado em nossa economia durante os 4 meses de campanha, por que, não creio que com três forças a eleição terminará em primeiro turno... Ainda, vemos um estado dividido em três,porém,de forma ainda desigual! Mas um fato interessante... Eu acompanhei as 3 convenções, percebi que pelo menos 60% da figuras políticas transitaram nos três espaços, Prefeitos que não se declarara à nenhum candidato...O que na verdade não conta tanta coisa!
Tirando a eleição de 94 que praticamente foi uma nomeação de Divaldo Suruagy ao governo com quase 80% dos votos, vemos que a classe política não foi transferidora de votos!E eleição de 90 quando Renan Calheiros foi violentamente derrotado pela fraude que elegeu Geraldo Bulhões! Em 98 Manoel Gomes de Barros,governador candidato à reeleição tinha maioria de prefeitos,vereadores e deputados, resultado: vitória de Ronaldo Lessa...
Em 2002 Collor começou a frente considerado imbativel, arrastou todas as grandes lideranças municipais e estaduais e perdeu novamente para Ronaldo Lessa...
2006 João Lyra iniciou campanha com 84 dos 102 prefeitos, uns 700 dos 900 vereadores, 22 dos 27 deputados estaduais e 6 dos 9 federais e o resultado foi uma vitoria massacrante,humilhadora no primero turno do atual governador Teotonio Vilela! fato é que João Lyra atribui o fato à fraude, e suplico-lhes... Se houve fraude quando Téo estava ora do Governo,imagine agora ele candidato à reeleição?

Assim, quem apostas as fichas?
Será que realmente temos candidatos à altura do estado ou prevalecerá o fato de "votar no menos ruim"?

5 comentários:

  1. Os comentários que ouço ao meu redor (fora do meu ambiente de trabalho, lógico) é a geral "vou votar nulo em todos, porque não consigo mais confiar em nenhum!" - no final, não creio que tal atitude vá se concretizar e, mesmo que se concretize, não irá resultar em nada, uma vez que a eleição se baseia em votos válidos. Voltaremos sempre ao embate do "menos ruim" e daquele que ofertar a melhor dentadura... triste sina a do nosso Estado...

    ResponderExcluir
  2. Maiis quero saber o significado das cores será que tem como saber ?

    ResponderExcluir
  3. eu quero saber os siginificado das cores da bandeira de alagoas(vermelha,branca e azul)em que site devo entrar?

    ResponderExcluir
  4. meu msn é => karol.vascaina@hotmail.com

    ResponderExcluir