quinta-feira, 11 de março de 2010

Por quê Alagoas não cresce?

Durante muito tempo venho me perguntando isto! Porque Alagoas não cresce?

Este último fim de semana nos deparamos com uma cena inusitada em um aspecto, mas um fato já cotidiano em nossa vida. Policias Civis prenderam a Gerente do novo Cinema CenterPlex, pois ela não havia permitido a "carteirada"!
Enfim, não entrarei no mérito da questão, apenas me solidarizo com o Grupo Centerplex que investiu R$ 5 milhões em Alagoas gerando 160 empregos durante a construção e mantendo agora 42 funcionários! E repudio as formas diversas de carteirada, pois quando eu tive este "poder" nunca usei dele...
Pra falar da matéira "cinema em maceió" me considero privilegiado, sou cinéfilo convicto, frequentador semanal dos 3 cinemas mais antigos, os Severiano Ribeiro dos Shopping Farol e Iguatemi e o Cine Sesi Cultural(antigo Art Pajuçara)...
Mas o que vêm ao caso é forma truculenta que nosso estado deu nas boas vindas ao novo cinema da capital!
Em Alagoas predomina um sistema feudal, onde prefeitos, deputados ou magistrados lidam em relação aos "seus" rincões"(pedaços de terra)...Ainda há aquela lenda que fulano manda no Alto Sertão,cilcano em uma banda do agreste,o litoral sul é de Beltrano e a zona da mata central de tenoriano! Enfim, esse pensamento arcaico, em pleno Século XXI ainda persiste porque a sociedade assim permite. A culpa é desses pseudo-líderes dito, poderosos? - Não... A culpa é do próprio povo, que ao invés de lutar contra isto abaixa a cabeça, se curva a violência urbana capitaneada por integrantes de Assembleia Legislativa,membros do Ministério Público,etc...
Alagoas não cresce por que o povo não se dá própria chance!
Um estado de economia forte, tursimo rentavel, investidores pomposos... Vocação natural para o agronegócio, lugar de tantas belezas, cultura reconhecida mundialmente, tem em sua maior preciosidade que é o povo Alagoano os reféns deste sistema que há de imperar enquanto a sociedade manter-se de braços cruzados,com um dos olhos fechados para se omitir da culpa, outro aberto curiosamente para enxergar as ações melindrosas que nos põem como piores no ranking dos estados brasileiros! O que impera além do medo é a preguiça, bem melhor o comodismo de se manter nesta zona de conforto, do jeito que tá...Mudar significa esforço,suor,trabalho, marcas do determinado e empreendedor povo Alagoano, mas que são esquecidas quando precisamos ditar uma Revolução.
Cadê o espirito de 17 de Julho de 1997 quando pressionamos os covardes Deputados à votar o Impechmant do Governador Sururagy? Cadê as almas do combatentes de 54 no Governo Goes Monteiro, quando a sociedade entrou na Assembleia e trocou tiros com deputados?

Portanto, nunca é tarde... A gente muda quando quer,como quer! O povo unido tirou da República o nosso último presidente que Alagoas pariu... Está na hora dos Alagoanos livrar o resquício das mazelas que assolam este humilde, belo,porém mais rico estado da nação! Nós somos ricos sim,basta enxergar o patrimônio de quem nos assalta,sequestra,rouba e de quem nos mata... Se houveram 1008 homicidios ano passado, uma grande parcela partiu do comando dos que detém tal poder.

Porquê Alagoas não cresce? Porquê os Alagoanos não querem...

Um comentário:

  1. Alagoas não cresce porque a riqueza está concentrada na mão de 20 famílias, que não se encomodam em mantar uma população de 50% do estado mergulhada em miséria e ignorância.

    ResponderExcluir