terça-feira, 2 de março de 2010

Viva el CHILE!

Recentemente, há cerca de 3 meses atrás eu conheci um país vizinho e me encantei.
Eu que sou crítico, bairristo quanto à minha Alagoas e o nordeste do Brasil, me apaixonei perdidamente pelo CHILE... República bem definida,cultura local enraigada apesar do toque amerindio-europeu de seu povo! Um país moderno... Na minha opinião comparado à um tigre asiático.
Sua capital SANTIAGO é além do charme,uma das melhores cidades deste planeta, tem a melhor qualidade de vida da América LAtina, e de mérito! Cidade limpa, organizada... Sistema de transporte eficiente tão quão Vancouver no Canadá, clima europeu à la Parisiense! Povo acolhedor como o Brasileiro... Culturalmente avançada tal como uma Itália. A forte presença do catoliscismo me deu um ar de Portugal. PRédios a arranhas-céus(lá estão 3 dos 10 maiores das Américas) espelhados que abrigam grandes centros comerciais num país dito pacato, mas de economia de total pujança... PIB de 94 bilhões/ano, 16 milhões de habitantes (destes, 6 na capital)... A maior renda per capita da América do Sul. Um país de extremos, ao norte desertificado no Atacama,ao sul gélido pela região da Antártida. O país costela, por ter sua extensão, tem largura de 300 km, cortado verticalmente pela Cordilheira dos Andes em toda sua extensão.
Me dei o luxo de conhecer vinicolas,que possuem porte das melhores do mundo!
Valparaíso, na região centro,é uma cidade cultural e naval. Possui o belo MUSEU NAVAL DEL CHILE. Também tem como atração a casa do poeta Pablo Neruda, considerado maior escritor da língua espanhola.
Também conheci Viña Del Mar, uma espécia de Miami no pacífico. Bela,exuberante e moderna. Vale a pena ver a Quinta Vergara, um parque municipal onde ocorro o Festival de música de Viña!
O Chile vai além disso. Me surpreendi com a culinária local. Sou acostumado a pratos típicos de frutos do mar, pensei encontrar apenas carnes e variedades massas e saladas devido às influências européias. Ma svi muito mais. No Mercado Central de Santiago, experimentei os carangueijos gigantes chamados Centollas,aqueles que na Discovery }Chanel são considerados "A PEsca Mortal", caangueijos do fundo do Oceano Pacífico. Também valeu provar em Viña um pescado branco chamado LOCO, talvez o melhor peixe que comi na vida. E pra não variar uma pizza local típica que leva o presunto Brasileiro,o "jamon' deles e mais queijo, pimentões e cogumelos shitake,deliciosa mistura.
Santiago tem de atrações a praças,palácios mas o que me atraiu pelo meu próprio perfil foi o bairro Bella Vista,boêmio e charmoso. Recheados de hotéis,restaurantes e um boulevard incomparavel chamado Pátio Bella Vista... Tem restaurantes dos mais variados!
Em si,acho que o o Shoping mais espetacular da terra chama-se Parque Arauco,no bairro de Los Condes nas proximidades de la Providencia, região nobre da capital, ao norte de Santiago um bairro em si residencial. Parque Arauco é sim um boulevard multi-funções! Indelevel,indizivel,não há como descrever aquele espaço para as humildes da gramática nossa...
Enfim, um país de economia forte, que sustenta-se no turismo também, onde há pouco menos de 30 anos atrás viveu forte ditadura de Augusto Pinochet. Um povo de consciência política forte. Visitei o país 15 dias antes das eleições, e vi um tipo de campanha política intelectualizada, onde do taxista ao dono do hotel... Todos emitiam própria opinião sobre o momento político do país! Foi visivel a liderança da Presidenta Michele Bachelet que encerrara vida pública para se tornar aos cuidados da mãe,com idade avançada.
Outro fator que me atraiu no Chile foram as oportunidades. Em lojas, bares, restaurantes, hoteís..Vi bastantes jovens trabalhando! E conversando com eles percebi que há no governo local um incentivo que garante o amadurecimento da sociedade economicamente ativa no país. Lá não existem Universidades Públicas, todas são privadas, mas o governo dá subsidios. Botei o pé na rua e fui conhecer algumas universidades. A Avenida Libertador Bernardo O´Higgins,chamada de La Alameda corta não apenas Santiago mas o país inteiro. Você não se perde só seguindo a avenida, que também abriga as principais universidades do país como: Faculdade de Direito(Derecho), Universidad Del Chile, Universidad San Marco, Universidad San Sebastian, Universidad Catolica, PUC-CHILE dentre outras... O cursos de pós graduação variam de 3 meses(intensivo) à 1 ano (o normal). O custo mais caro das universidades pelo que verifiquei por exemplo, engenheria e medicina ( a mais caras) custavam no máximo 250 mil pesos,equivalente à 500 dolares, ou seja, 900 reais! São os subsidios do governo, e ainda uma legislação fiscal que isenta as empresas que contratem universitarios...

Portanto, hoje nos deparamos diante dessa tragédia natural não anunciada que atacou o país...
E nós post anterior falamos de Aquecimento Global e seus impactos no meio ambiente!

Aqui vai a dica...

Ao passar esse periodo de turbulência, o país entrará numa fase de reconstrução. A economia local na tentativa de se reerguer deve incentivar nós Brasileiros,vizinhos deles, à fazermos turismo no país. Garanto que será uma forma barata e boa de conhecermos este país!

Detalhe: Santiago está há 3 horas de São Paulo, com 2 vôos diários! Diárias de hoteis 4 estrelas variando de 80 à 200 dolares!

Vale a pena conhecer o CHILE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário